domingo, 17 de maio de 2009

Mourinho, disparado o melhor técnico do mundo. Em 133 jogos em casa, perdeu 1.


"Pressão? Pressão têm as pessoas pobres do mundo para tentar alimentar suas famílias. Não existe pressão no futebol."
Essa é só uma das frases famosas do ""Special One", como se intitulou no Chelsea o técnico português José Mourinho. À frente da Inter de Milão, que armou para hoje no San Siro, ante o Siena, sua festa pelo título do Italiano (garantido ontem com a derrota do Milan para a Udinese por 2 a 1), ele confirmou ser especial como nenhum outro em jogos em casa.
Desde que virou treinador principal de clubes, em 2000, ele comandou equipes como mandante em ligas nacionais 133 vezes. Perdeu só uma, algo sem precedentes no futebol.
A derrota única em sua carreira aconteceu no longínquo 23 de fevereiro de 2002. Diante do Beira-Mar, seu Porto ficou reduzido a nove atletas com as expulsões de Jorge Andrade e Deco. Arrancou um 1 a 1 e depois um 2 a 2, mas levou o terceiro gol aos 40min do segundo tempo. Desde então, entre Porto, Chelsea e Inter, são 115 jogos sem perder em seus domínios.
Na campanha atual da Inter, nem esnobou tanto (uma de suas características). O time de Mourinho venceu 12 partidas no San Siro e empatou cinco vezes como mandante no estádio pelo Italiano. Na temporada 2003/2004 do Português com o Porto, ganhou seus 17 jogos.
""Não me chamem de arrogante, mas sou campeão europeu e me julgo especial", falou ele quando trocou o Porto vencedor da Copa dos Campeões pelo Chelsea, no qual multiplicou série caseira invicta (de 2004 a 2007) só quebrada por Luiz Felipe Scolari em 2008.
No Italiano, suas frases egocêntricas já ecoavam nos novos inimigos -garantiu que os rivais Milan, Juventus e Roma não ganhariam nada por causa da superioridade de sua Inter. Por isso, tomou uma multa.
Ele acertou na previsão. E se a Inter festeja (com Ibrahimovic de volta hoje) um tetra, para ele é o primeiro Italiano. Triunfa no terceiro Nacional diferente, raridade na elite da bola.
""Em condições normais, somos muito melhores e seremos campeões. Em condições anormais, também vamos ser campeões", já dizia ele, ainda no Porto.0

Nenhum comentário: