terça-feira, 19 de maio de 2009

Matuzalém terá que pagar R$ 33 milhões ao Shakhtar Donetsk (Russia)

O meio-campo brasileiro Matuzalém, da Lazio, foi condenado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) a pagar 11,8 milhões de euros ao clube ucraniano Shakhtar Donetsk por descumprimento unilateral de contrato.

Matuzalem tinha assinado contrato com o Shakhtar por cinco campanhas, até 1º de julho de 2009. Nele havia uma cláusula na qual o clube comprometia a liberá-lo se viesse uma oferta de 25 milhões de euros, ou acima deste valor, antes do fim do contrato.

Em 2 de julho de 2007, o jogador enviou documento ao Shakhtar Donetsk comunicando que rescindia unilateralmente o compromisso com efeito imediato.

Pouco depois, em 19 de julho, Matuzalém assinou contrato com o Zaragoza e um ano depois acabou emprestado à Lazio, com opção de compra.

Em 25 de julho de 2007, o Shakhtar Donetsk levou o caso à Fifa exigindo o pagamento dos 25 milhões de euros. No mês de novembro, o organismo determinou que Matuzalém devia pagar 6,8 milhões de euros ao clube.

O time da Ucrânia pediu ao TAS o pagamento dos 25 milhões de euros, enquanto Zaragoza e o próprio brasileiro pediram a este organismo que a quantia a ser paga caísse para 2,3 milhões de euros.

Após estudar o assunto, o TAS decidiu que a indenização a ser paga por ambos é de 11,8 milhões de euros e juros de 5% anuais a partir de 2007.

Nenhum comentário: