sábado, 28 de março de 2009

O Vitória-Ba vai mudar de nome.


Onde já se viu um senhor de 110 anos mudar de nome? Pois é que o Vitória vai fazer quando chegar a data histórica: dia 13 de maio deste ano. A mudança para Vitória 1899 será em caráter promocional, não jurídico, mas o diretor de Marketing do clube, Ricardo Azevedo – idealizador do projeto –, garante que nada vai funcionar informalmente.

“Vamos mudar tudo a partir do aniversário. A comunicação interna, o escudo, os releases que o clube passa. Em tudo o time vai ser chamado de Vitória 1899”, disse ele. A ideia já está aprovada e não vai precisar nem passar por votação no Conselho. Só precisará deste crivo se for solicitada a mudança jurídica, algo que Ricardo não vê como necessário.

Além disso, o Barradão também ganhará uma nova denominação: Arena 1899. Muita ousadia de uma só vez? “Talvez. Não sei se a geração atual vai entender, mas eu espero que ela consiga enxergar o futuro. Tudo isso foi mais pensado nas gerações futuras, mas espero que a atual aceite também”, afirmou.

A intenção de Ricardo Azevedo é valorizar o que o Vitória tem para se diferenciar das outras equipes. “O que seria esse diferencial? Não é título, não é torcida, mas o fato de o clube ser um dos mais antigos do País”, ressaltou o jornalista Ricardo, autor da trilogia literária “Eu sou um nome na história”, em que, na sua primeira edição, intitulada “Tradição”, ele conta os passos do Leão de 1899 a 1939.

Segundo a pesquisa do diretor rubro-negro, o Vitória é o clube sobrevivente que lançou primeiro um time de futebol. Em 1901, foi criado na Bahia simultaneamente com o do Internacional, já extinto. Ricardo cita ainda os paulistas Germania e Paulistano como outros times que existiam, mas pararam as atividades.

Já a alteração no nome do estádio tem uma justificativa que vai em caminho contrário ao da antiguidade. “É um processo oposto, para dar ideia de modernidade. O Barradão está sofrendo uma série de mudanças, no estacionamento, camarotes, restaurantes. E o nome arena é o mais usado nos estádios modernos. O 1899 é só para apoiar o nosso projeto”, explicou.

A inspiração para a ousadia, quase um devaneio que pode virar realidade, vem da Alemanha, onde Ricardo esteve na Copa do Mundo de 2006: “Conheci a história do Munique 1860 e achei muito interessante, mas é diferente. Eles trabalham com este nome desde a fundação”.

E será que a cúpula rubro-negra aceitou bem o projeto? “Isso é polêmico. Não posso dizer que foi uma decisão unânime, mas tivemos quórum suficiente para aprovação. Quando me contrataram, já sabiam que eu faria algo parecido”, revelou Ricardo, que vai fazer pesquisas com torcedores para avaliar a aceitação. Já tem enquete No blog marketingecv.wordpress.com.

O diretor se orgulha da repercussão nacional que a jogada de marketing teve. O jornalista André Kfouri fala em seu blog que gostou da mudança, pois ela deve fazer com que parem definitivamente de usar o “da Bahia” para completar o nome Vitória.

Para simbolizar a homenagem ao passado, uma camisa comemorativa já está projetada e vai estrear no jogo contra o Sport, pela segunda rodada do Brasileirão, dia 15 de maio, no Barradão (ops... Arena 1899?).

O uniforme será parecido ao que foi usado na comemoração do centenário, em 1999, com listras rubro-negras verticais e, no centro, o escudo que representava o clube na primeira década do século passado.
fonte: A Tarde online

Um comentário:

LUIZ ALEX - PRODUÇÃO GRÁFICA. disse...

A favor.
Gosto dessas mudanças... mexem com o interesse do torcedor.
Se pensar bem, a mudança sugerida não mexe com a tradição de um nome valioso, apenas reforça o mesmo nome que já existe.
Excelente idéia. Dá uma sacudida na poeira, afinal, com 110 anos, haja poeira!!!