quarta-feira, 18 de março de 2009

Seedorf - Uma carreira vitoriosa.


Poucos jogadores na história do futebol mundial conhecem melhor do que Clarence Seedorf a sensação de dar a volta olímpica, receber a medalha, a taça e a faixa de campeão. O meio-campista holandês foi vitorioso na maioria dos clubes por onde passou, e até hoje é o único jogador da história a vencer a Champions League defendendo três diferentes equipes.
O destino de quebrador de recordes de Seedorf se manifestou logo em sua estreia no futebol profissional. Em 1992, com apenas 16 anos de idade, ele se tornava o jogador mais jovem da história a participar da equipe profissional do Ajax. Dali em diante, iniciou-se uma trajetória de grandes conquistas.
Já no Ajax, Seedorf começou a experimentar um pouco do que seria sua rotina de vitórias. Em 1994 e 1995, a equipe chegou ao bicampeonato holandês. No mesmo ano de 95, a máquina que contava com Davids, Litmanen, Kluivert, Overmars e o próprio Seedorf, bateu a Juventus na final da Champions League e conseguiu o primeiro e único título europeu do clube sem Cruyff em campo.
Depois de uma passagem curta e apagada pela Sampdoria, Seedorf desembarcaria em Madri para mais um período de triunfos. No Real, o holandês conquistaria o campeonato espanhol em 1996-97. Mas os principais títulos ficariam guardados para a temporada seguinte, com mais um triunfo de Champions League e, mais tarde, o Mundial de Clubes na final contra o Vasco.
Do Real Madrid, Seedorf foi para a Inter de Milão, onde não brilhou. Com o insucesso anterior na Sampdoria, o holandês parecia não se adaptar ao futebol italiano. Mas essa crença foi desfeita quando ele se transferiu para o Milan, e retomou a rotina de taças levantadas.
Em 2003, Seedorf conquistou a Copa da Itália com o clube rossonero, mas o melhor daquela temporada ainda estava por vir. O terceiro título de Champions League da carreira de Seedorf chegaria em outra final contra a Juventus, e ele passava para a história como o primeiro jogador a vencer a competição defendendo três clubes diferentes.
O caminho de Seedorf no Milan seguiu com o título italiano em 2004, a final da Champions League em 2005, e finalmente mais um título europeu para o seu currículo, quando a equipe italiana bateu o Liverpool na final em 2007. Mais do que isso, o bicampeonato no Mundial de Clubes no final daquele ano significou que Seedorf se tornara o primeiro jogador europeu a vencer a competição mais de uma vez. Só mais um recorde na carreira desse colecionador de triunfos, que parece ainda não estar pronto para parar de vencer.
fonte: goal.com

Nenhum comentário: