segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Conversa de botequim.


Hoje eu, o Edu e mais alguns amigos nos encontramos em um bar, mesmo sendo uma segunda feira daquelas, o bar foi depois da última reunião de trabalho, planejamento de mídia para a empresa (para deixar bem claro às esposas e namoradas).
Estávamos animados com o fim de semana no futebol: Campeonato Paulista, 3 gols do Lenny contra a Ponte Preta, derrota do São Paulo, as 6 traves do Santos contra o Ituano, a paulada do Liverpool no Felipão, a derrota incrível e os gols perdidos pelo Bayern contra o Hamburgo, o jogo (que estava passando entre Brasil e Argentina no sub 20, os 2 x 0 do Brasil e a briga no fim do jogo, como sempre).
Mas eis que no início da conversa surge o Tobias.
Tobias, um daqueles brasileiros que depois da labuta se permite uma cerveja e uma porção de qualquer coisa, sozinho na sua mesa, mas notei que era daqueles caras boa praça, sorriso fácil na cara e aberto à qualquer discussão.
Começou a olhar para o nosso grupo, falávamos da derrota do tricolor, como aconteceu aquilo, a apatia do time, a cara e as respostas do Muricy no pós-jogo, o segundo gol, que o Rogério tá procurando até agora.
Eis que entra de solada o Tobias:
- Aquele Washington é uma droga!
Olhamos para o Tobias e esperamos a emenda:
- Além de tudo é operado no coração e qualquer dia morre no campo, vê se pode, veio daquela draga do Fluminense para o São Paulo, que droga!!
E continuou, igual um centro avante no seu melhor dia:
Bom mesmo é o Keirrison, esse é o cara! O Palmeiras foi de longe o time que melhor contratou e vai ser campeão o São Paulo tem jeito não, até aquele Arouca não corre nada, "Tâmo" ferrado.
Rimos com o Tobias e concordamos para que a conversa não fosse levada mais à sério, (O Tobias estava na terceira cerveja...).
Aí voltamos à nossa conversa e é isso que quero explorar nas próximas linhas:
O ser vivo que tem a menor, mais curta e volúvel memória do universo é o torcedor de futebol.
Isso é claro e unânime no nosso grupo na mesa do bar lá do Itaim.
Lembro claramente que todos, eu disse todos que conheço (e nesse todos estão amigos, familiares, jornalistas e analistas de plantão), diziam que o time que tinha melhor contratado era o São Paulo.
O Palmeiras tinha tomado duas piabas na pré-temporada e não ia longe, o São Paulo trouxe o que havia de melhor no Fluminense e tinha mantido a base.
Eu concordei e concordo, o São Paulo é o time, na minha opinião, mais forte para o Paulistão.
O Palmeiras tem uma garotada talentosa, muito rápida e que quer jogar uma temporada (ou menos) aqui e ir para a Europa de preferência. É um time muito bom mesmo, mas também muito jovem, para se ter uma idéia, a idade média do Verdão, com o Marcão no time é de 24 anos, a mais baixa entre os grandes de São Paulo.
A memória do torcedor vai de acordo com a ira, raiva, amor e ardor da partida mais recente, provavelmente na quarta feira, se o tricolor ganhar e Washington fizer 2 gols (igual ao jogo contra a Lusinha), irá se tornar o "cara".
Muitos São Paulinos (inclusive o Tobias com certeza), diziam para todos após o jogo contra a Portuguesa: - Agora temos um atacantão, o Borges perde muito gol, o Washington, vcs viram? dois chutes e dois gols, esse é o "cara".
Como disse o Edu, companheiro deste Blog hoje na nossa roda: A memória do torcedor dura entre o domingo e a quarta e entre a quinta e o domingo.
É verdade.
Mas que o Lenny é craque, isso é! Fez 3 gols contra a macaca, vocês viram?

Nenhum comentário: