terça-feira, 21 de outubro de 2008

Time Grande

Quero fazer uma pergunta. Qual o conceito de time grande, por qual ou quais motivos um time pode ser considerado grande? Ele é grande pela sua história? Pelo tamanho da torcida? Pelos títulos conquistados? Ou pelo conjunto disso tudo?

Na Europa, cada país tem em média dois, três times grandes. Na Itália são os dois de Milão, mais a Juve. O Roma é grande? Não sei, não ganha nada faz tempo, não tem grandes conquistas. Na Espanha são dois, Barça e Real. O resto é cego, é time de segunda categoria. Na Inglaterra, tem quatro times de destaque, Chelsea, Manchester, Liverpool e Arsenal. O resto apanha do Paysandu lá em Belém.

E no Brasil? Quem pode ser considerado grande? Sinceramente, acho que supervalorizamos (tem hifen?) isso, pra nós todo time é 'grande'. Por exemplo, o Santos é grande? Sim, é, mas e se não fosse o Pelé, seria? Já ouvi muita gente falando que se não fosse o Pelé, o Santos seria o XV de Piracicaba da Baixada. E o furacão, é grande? Por que? O que ganhou, qual o tamanho da sua torcida?

Eu acho que o Brasil tem mais times 'grandes' que a média européia. Mas acho que não passam de sete os grandes clubes nacionais. Não vou citar nomes, para não melindrar ninguém. Mas de sete, não passa não. O resto é time médio que viveu grande fase, ou time com grande torcida.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu post, mas acho que falta aí o Flu e Botafogo do Rio e o Inter e Grêmio do Sul.
Walter

Anônimo disse...

Mas eu não falei quais times eu considero grandes...hehe

Anônimo disse...

verdade....
Foi na nossa mesa redonda hahahaha

Anônimo disse...

Sempre achei bom o fato do Brasil ter seus "12" times grandes, odiaria ver um campeonato brasileiro como os campeonatos europeus em que por exemplo na Espanha, ou é Real ou é Barça,um campeonato em que só 2 ou 4 disputam para valer onde está a graça nisso? Competitividade?

Mas que o tempo faz com que certos times "grandes" percam seu brilho isso é verdade, mas ainda assim são grandes sim

Anônimo disse...

contando no geral,existem 12 grandes, os 4 do rio, 4 de sp, 2 de minas e 2 do sul!!Os demais,na minha opinião,estão 1 patamar abaixo,não por tamanho de torcida,ou titulos,ou estrutura,mas pelo que representam pro futebol brasileiro,enquanto instituiçao.Não se pode negar que o Flu,mesmo tendo passado por tudo que passou na decada de 1990,por exemplo,é mais importante pro cenário brasileiro do que um Remo da vida(sem ofensa).É disso que falo.Grande é o time que tem representatividade,um"conjunto da obra" de sua história.

Anônimo disse...

É impossível aplicar o padrão europeu ao futebol brasileiro
Cada um de nossos estados é do tamanho de um dos países do velho continente.

Além desse fato e de termos muito mais população, o futebol é o esporte mais popular no Brasil, enquanto lá já não acontece o mesmo.

Por isso, o fato do Campeonato Brasileiro ser tão equilibrado, sendo nosso maior campeão um time com 6 taças apenas. Já na França, na Espanha, na Inglaterra, cada estrela na camisa significa 10 campeonatos nacionais.