terça-feira, 14 de julho de 2009

Quem derruba técnico são os jogadores. Quando aprenderemos isso.


Muita gente tenta entender, e acreditar, na importância de um técnico de futebol.
Existem muitos perfis de técnico que se espalham pelo futebol.
O psicólogo, o amigão do elenco, o linha dura, o marqueteiro, o humilde, o conciliador e assim vai.
O que falta entendermos é a importância do elenco no sucesso de um time.
Se o elenco quiser o técnico dura bastante, claro que os times que são horrorosos não seguram ninguém, estou falando dos maiores times.
Quem segura o técnico são os jogadores.
Técnico que não se encaixa no gosto do elenco cai aos poucos, começam as células de resistência no grupo e a contaminação é certa.
Vágner Mancini caiu, o time não gostava dele, apenas suportava. Como um técnico com apenas 6 derrotas cai? Cai porquê o elenco quis que caisse. O Santos tem enormes problemas entre os jogadores e a diretoria não sabe como resolver isso.
O Palmeiras - Como um time joga tão bem, tão entregue nas últimas partidas e até melhor do que quando estava com Luxemburgo? E com um técnico extremamente novato, Jorginho estava dirigindo o Palmeiras B, nem mesmo Belluzzo conhecia o seu trabalho.
O que rolou? O elenco está se matando em campo porquê gostaram do estilo de Jorginho, que sempre foi líder quando era jogador e sabe o que rola lá dentro e como pensam os atletas, o time está fechado com ele, quem ganha? O time. Até quando? Os jogadores quiserem.
O São Paulo demitiu Muricy. Como pode um técnico tão vencedor cair? Porquê alguns jogadores simplesmente não jogavam (ou não queriam jogar) sob a sua batuta, o time perdeu liga e isso é letal.
Enquanto os dirigentes não entenderem isso, que todo o time precisa de um comandante pleno, isso continuará.
Como dizem por aí: Quem incendeia o time no jogo nào é a torcida, é o próprio time que faz a torcida incendiar o elenco.

Nenhum comentário: