segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Usain Bolt. Um ser do espaço.


O jamaicano Usain Bolt é descrito como um ser do espaço, quase como um enviado do futuro, pela imprensa europeia, que não poupa elogios ao fenômeno do atletismo, depois da impressionante vitória do caribenho na final dos 100 metros do Mundial de Berlim, com novo recorde, 9.58.

Na linha da ficção científica, o jornal espanhol Marca cita um "recorde do século XII" e destaca que que Bolt foi responsável por uma "volta para o futuro".

"O trono de Bolt entra em uma galáxia fora do alcance dos mortais", afirma o Times de Londres.

As referências ao espaço e à capacidade sobrehumana aparecem em outros jornais do continente: "9.58 para um recorde estratosférico" (El País, Espanha), "O foguete Bolt em outro planeta" (Le Parisien, França), "Bolt é um extraterrestre" (La Dernière Heure, Bélgica) ou "Um marciano em Berlim" (La Stampa, Itália).

Na capital alemã, o Berliner Kurier também lembra outro mito que se consagrou na cidade, o americano Jesse Owens.

"Em alguma parte, sobre uma nuvem no céu, Jesse Owens, quatro vezes campeão olímpico em 1936, aplaudiu e disse 'grande prova, Usain'", afirma o jornal germânico, que chama Bolt de "bola de canhão humana do Caribe".

"O mundo do sprint está impactado", constata o Le Soir de Bruxelas.

"'Sou o número um' e bateu no peito. Usain Bolt tem razão. Quem pode desmenti-lo? Ele estabeleceu um recorde mundial com 9.58, um tempo que até agora parecia um milagre", destaca o italiano La Gazetta dello Sport.

Para o francês L'Equipe, "o jamaicano abriu improváveis horizontes". O Independent de Londres lembra que o tempo obtido por Bolt na Alemanha era há alguns anos "se não impossível, improvável".
fonte: AFP

Nenhum comentário: