domingo, 14 de junho de 2009

Os campinhos de futebol


Opinião

A gente não aprende mesmo, o futebol é o esporte que menos inova, que tem a maioria de dirigentes amadores, que tem clubes paupérrimos, ídolos que se vão cedo, traz angústia, tristeza, mau humor. Claro, alegria, paixão e paupitação a 180 por segundo.
Falamos que o nosso futebol tá uma droga, vê a organizaçào de uma Premiere League (Inglaterra) e soca pau no Brasileirão, vemos Gerrard, Cristiano Ronaldo, David Villa, Iniesta, Casillas, Van Der Vaart, Van Persie, Lampard, Ballack e babamos, elogiamos, são disparados os melhores do mundo se comparados aos nossos Marquinhos, Paulinhos, Renatos, Brunos etc...
Mas aí chega a hora do jogo, não da Seleção Brasileira estou falando dos times profissionais e dos subs 20, 19, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12...e vemos no final o que acontece.
São Paulo arrebenta com Milan, Barcelona E Liverpool, Flamengo acaba com o Liverpool, O Internacional destroça o Barcelona imbatível, aí ficamos sabendo dos subs, os Brasileiros vào jogar na Europa, na Asia e nos Estados Unidos em torneios oficiais e simplesmente levam tudo, ganham de Manchester, Real Madrid, Arsenal, Barcelona e assim vai.
Os brasileiros compram na maioria esmagadora produtos piratas de seus times, mesmo sabendo que isso prejudica bastante o seu clube, também uma camisa oficial a R$ 149,90 é duro..
Lá fora, visitei o Barcelona e o Real Madrid e seus estádios Camp Nou e Santiago Bernabéu respectivamente. Você visita, conhece a história dos clubes fazendo um tour, entra nos vestiários e na saída obrigatoriamente passa pelas lojas oficiais, que vendem de papel higiênico dos adversários à camisas oficiais dos centenários autografadas.
Os times são milionários em razão das suas receitas, muito mais pela venda de camisas e participações em torneios específicos convidados por federações do mundo todo, entram dólares, Euros e Libras, compram estrelas mundiais, vendem mais, e assim por diante criando um círculo maravilhoso.
Os clubes brasileiros, com raríssimas exceções, têm banheiros e não vestiários, geralmente arrebentados, sujos, faltando pintura, chuveiros enferrujados, guarda ropuas quebrados (já ví uns 3 aqui em SP), devem muito, devem aos jogadores, devem para as federações, devem para a Rede Globo, devem para o INSS, devem para diretores e assim vai também.
Mas aí chega a hora do jogo.
Paulada brasileira na grande maioria das vezes.
Tem uma coisa que não tem dinheiro que compre, desorganização que atrapalhe e incompetencia que destrua e tem um poder inabalável:
Os campinhos de futebol.
É lá que surge o nosso talento e dom, é lá que a molecada nasce para o futebol mundial.
Passando por um campinho de futebol e ser aprovado, jogar em qualquer Camp Nou ou Santiago Bernabéu é moleza, é batata, é "na boa".

Viva os campinhos de futebol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola boa noite.
estava procurando uma foto de campinhos de futebol e encontrei esta que esta no inicio de seu artigo,que diga-se de passagem é muito bom,mostra realmente como é a nossa realidade do futebol em relação aos times e campeonatos europeus, realmente muita coisa tem que mudar,mas como você disse no artigo, não tem como tirar o brilho dos nossos campinhos de futebol,verdadeiros seleiro de jogadores. Em fim eu disse no inicio que procurava por uma foto, para colocar como capa do meu blog e gostei desta do artigo e a copiei,mas coloquei o nome de onde eu a consegui ,assim contribuo com a divulgação do teu blog, mas caso não autorize a copia peço a gentileza de me informar por email que você ira encontrar no meu blog www.rodrigoguerreiro.webnode.com .Abraços.