sábado, 26 de junho de 2010

Uma parada na África do Sul

Um amigão meu, Paulo Sérgio, está na África do Sul, ele´trabalha com propaganda e está de férias, diga-se bem: Que férias.
Ele planejou a ida para a Copa de 2010 quando a de 2006 terminou, tentei fazer o mesmo...estou em casa.
Falei com ele a pouco, antes do jogo entre Uruguai e Coréia do Sul, ele está na cidade e entrou em uma Lan house, falamos pelo Skype.
Me disse que o trânsito é mesmo infernal, demora 45 minutos, em dia de jogo, para andar 3 kilometros, eu disse que aqui na Marginal Pinheiros também é igual.
Uma coisa que o Paulinho me disse e fiquei pensando sobre o assunto:
O que acontecerá com os estádios maravilhosos após a Copa?
É fato que na África do Sul o futebol não é lá muito levado à sério, o negócio deles é o Rugbi.
Na conversa ele me disse: Waltão, o que vai acontecer aqui? Tá tudo lindo, pintado, com bandeiras das nações em todos os cantos, policiamento bem distribuído e muita, mas muita gente.
Me disse que em Cape Town (Cidade do Cabo, que é uma das sedes) disseram para ele que a área do estádio ficava sempre muito vazia e isso deve voltar a acontecer após a Copa. pena.
Eu ouvi na CBN na semana passada um consultor especializado em estádios dizer que as novas arenas são projetadas para, além do futebol, ter receita extra (lojas, restaurantes etc..) mas isso não basta, para um estádio entre 65 e 75 mil lugares é necessário ter 52 eventos por ano para gerar renda.
No Brasil, se pensarmos bem, isso já acontece, temos, em média, 1 jogo por semana independente do campeonato (estadual ou nacional), isso deve ajudar a manter o estádio, além disso existe sim a oportunidade de locação para shows e eventos de empresas.
Na África do Sul isso não vai rolar, o que ele me disse é que as autoridades locais simplesmente não sabem o que fazer com o que ficar após a Copa.
Triste para não dizer outra coisa. A Fifa tem razão em levar uma Copa do mundo para o continebte africano, a falha é não ter planejamento para saber o que fazer após o torneio.





Nenhum comentário: