domingo, 21 de fevereiro de 2010

Hoje tem Choque-Rei

Daqui a pouco começa um dos clássicos mais importantes do futebol brasileiro, o Choque-Rei, ou, Palmeiras X São Paulo ou São Paulo X palmeiras.
Um clássico que sempre teve rivalidade e nos últimos anos aumentou muito, graças ás diretorias que vivem se bicando, graças á mídia que ama essa bicação e aos últimos confrontos entre as facções criminosas dos dois lados chamadas torcidas organizadas.
Mas o que tem de mais legal nesse clássico? A sua história, história de dois times com um peso absurdo em suas camisas, camisas quase centenárias e com muitas, mas muitas glórias.
Os dois times já foram maioria nas seleções brasileiras, o Palmeiras então chegou a representar o Brasil inteiro em um jogo contra o Uruguai na inauguração do Mineirão em 1965, placar: 3 x 0 para o Brasil.
mas o que significa ¨Choque-Rei¨?
Este termo foi criado pelo jornalista Tomaz Mazzoni da ¨A Gazeta Esportiva¨ pois era reconhecidamente um clássico de confronto de majestades em razão dos 9 títulos paulistas entre 1942 e 1950 serem todos dos dois times, (5 do São Paulo e 4 do Palmeiras).
Hoje, mesmo sendo um jogo válido pelo cada vez menos charmoso Campeonato Paulista, vale pela tradição, pelo colorido das camisas, das torcidas e pela rivalidade, que fique dentro do campo.
Antonio Carlos, o técnico estreante do Palmeiras, que fez questão de comandar o time no jogo entra para uma prova difícil, o time do São Paulo é melhor, tem mais toque de bola e está bem mais tranquilo emocionalmente, diferente do Palmeiras que tem no seu DNA uma combinação de paixão amadora de sua diretoria (o que é mortal nos dias de hoje) e uma torcida imbecil, que parece que ama gerar instabilidade para o clube.

Vai lá o meu palpite: Ganha o São Paulo.
Mas eu sonhei esta noite que deu Palmeiras 3 X 1.

vamos ver o que dá.

2 comentários:

Carlos Oliveira disse...

Sou palmeirense desde pequeno e estou em dúvida sobre o Zago. Sei que ele foi um ídolo palmeirense, mas ele não tem nenhuma experiência como técnico.
Se o Palmeiras vencer; a torcida vai achar que ele "é o cara", mas se perder será que a torcida vai perdoa-lo ou colocará a culpa nele?
Vamos esperar para ver...

Walter disse...

Amigo Carlos,
Vale dar uma chance ao Antonio Carlos, o Palmeiras contratou os melhores técnicos nos últimos anos, Luxa e Muricy e não levou nada, apenas o Paulista como consolo em 2008.
Vamos dar uma nota de crédito para ele.
abs