terça-feira, 20 de outubro de 2009

Portugal e Espanha se unem por Copa do Mundo


Os presidentes da Federação Espanhola e Portuguesa de futebol, Ángel Maria Villar e Gilberto Madail, respectivamente, apresentaram nesta terça-feira ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, a candidatura em conjunto dos dois países com o objetivo de sediar a Copa do Mundo de 2018 ou a edição de 2022.
O encontro aconteceu em Zurique (Suíça), na sede da entidade máxima do futebol. Além dos dirigentes, também compareceram o secretário de Estado para o Esporte espanhol, Jaime Lissavetzky, e o vice-ministro português dos Esportes, Laurentino Dias.
A carta de intenção entregue pela delegação luso-espanhola a Blatter reitera que "os governos e a população dos dois países estão comprometidos com a candidatura". "Unidos somos mais fortes, e levaremos essa grandíssima competição a um padrão de organização jamais conseguido", acrescenta o texto.
Após a reunião, Blatter reconheceu que "Espanha e Portugal são duas nações com grande experiência organizativa. Os espanhóis sediaram a primeira Copa com a participação de 24 seleções, em 1982, e Portugal recebeu a Euro-2004". O dirigente também desejou sorte à candidatura "no longo caminho que terá pela frente".
Outros países que declararam a intenção de sediar as duas Copas do Mundo seguintes à de 2014, no Brasil, são Holanda e Bélgica (em conjunto), Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Catar (apenas a de 2022), Coreia do Sul (2022) e Rússia.
O Comitê Executivo da Fifa anunciará as sedes dos dois Mundiais em dezembro do ano que vem.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: